O que eu preciso saber antes de comprar meu primeiro apartamento?


06 de janeiro de 22

Vai comprar o seu primeiro apartamento? Claro que quem está pensando nisso, logo se prepara para ter um valor de entrada e para encontrar um imóvel que caiba no bolso. Afinal, há estilos e valores diferentes e isso deve ser bem avaliado.

Embora toda a burocracia e gasto sejam importantes e devem ser considerados antes de comprar o primeiro apartamento, há mais fatores que devem ser levados em conta. Você sabe quais são eles? Para ajudar na busca pelo imóvel, separamos algumas informações importantes que muita gente esquece antes de fazer a primeira aquisição. Confira e evite enganos!

Pense no futuro ao comprar o seu primeiro apartamento

O primeiro engano comum é quanto ao tamanho do imóvel que a pessoa quer. Comumente, ela vê a vida que tem hoje, pensa no que necessita e busca pelo bem.

Entretanto, como se trata de uma aquisição de alto valor, é preciso ter alguns cuidados especiais. Afinal, na maioria das vezes a pessoa não poderá comprar um apartamento novo a cada dois anos, não é? Por isso, o lar deve atender bem não apenas a vida atual, mas também os próximos cinco ou 10 anos.

O que isso quer dizer? Vamos supor, por exemplo, que o primeiro apartamento vá ser comprado por um casal. Nesse caso, se os dois pensarem na vida atual, um imóvel de um quarto é mais que o suficiente para eles viverem bem.

Entretanto, o casal já pensa em ter filhos, não agora, mas futuramente. Nesse caso, um apartamento de um quarto não serviria mais e eles teriam que ver um ambiente maior para criar as crianças. Assim, a dica é pensar nos projetos que as pessoas têm nos próximos cinco ou 10 anos, para já procurar por algo que atenda a isso. No caso deste casal, por exemplo, o primeiro apartamento já pode ser de dois quartos. Assim, eles não precisarão se mudar caso resolvem realmente ter um bebê.

O valor do imóvel não será o seu único gasto

Outro ponto importante e que deve ser considerado é que o preço do imóvel não é o único gasto. Além dele, há impostos que podem variar entre 5 e 10% do valor do bem e o comprador tem que estar preparado para pagar esse valor também.

Há ainda o IPTU, taxas de condomínio, móveis e até mesmo o preço da mudança, que devem ser cuidadosamente considerados, para que a pessoa evite surpresas desagradáveis com comprar o primeiro imóvel.

Reformas

Algumas vezes, pode compensar mais comprar um apartamento que não esteja completamente como você quer e reformá-lo. Quando o imóvel precisa de bastante reparo, ele costuma ter uma grande queda no preço. Por isso, ao comprar o primeiro apartamento é interessante estar aberto a esse tipo de transação.

Por fim, por falar em preços, considere também a possibilidade de investir em um imóvel na planta. O valor costuma ser bem abaixo e, além dele chegar novinho em suas mãos, ainda terá uma estrutura mais moderna e adequada para o estilo de vida atual.

Gostou? Então converse conosco e encontre o seu primeiro apartamento agora!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *